18 de setembro de 2012

"SALVE JORGE": A cinderela do alemão! conheça a novela


“Salve Jorge” abordará um assunto muito atual, que vem suscitando discussões e reações no mundo inteiro: o tráfico internacional de pessoas. Trata-se de uma forma de comércio do qual nenhum país hoje está isento, que tem sido denominada “a escravidão do século XXI”, e implica na compra e venda de pessoas para fins de trabalho, sexo, adoção ou retirada de órgãos – e a novela pretende abordar todos esses aspectos.
As locações da novela se dividem entre dois lugares. Primeiro, o Complexo do Alemão, hoje pacificado, vivendo seu momento de euforia com a chegada dos turistas, as possibilidades econômicas daí decorrentes e a movimentação cultural de que andamos tendo notícias. Em segundo, a Turquia, e sua complexidade cultural. A face moderna e europeia – Istambul – e a face tradicional – a Capadócia.
O que vai unir essas duas realidades é a devoção à São Jorge, o santo guerreiro, nascido na Capadócia, e representante dessa capacidade de resistir e lutar que todos nós buscamos no enfrentamento dos dragões que nos reserva a vida.
A protagonista dessa história é Morena (Nanda Costa). A moça foi uma adolescente rebelde, daquelas que matam aula e pulam a janela do quarto para frequentar bailes e viver os namoros que a família proíbe. Deu trabalho para dona Lucimar (Dira Paes), a mãe viúva que a criou sozinha acumulando faxinas. Principalmente quando se meteu com Beto (Sasha Bali), garotão irresponsável a quem Lucimar atribui o desencaminhamento da filha e seus dissabores atuais.
Por conta desse namoro, Morena acabou não conseguindo concluir o segundo grau – o que a impede de arranjar empregos melhores – e ficou grávida de Junior (Luis Felipe Melo), que já tem quatro anos quando a novela começa a ser contada. Anunciada a vinda de Junior, Beto fez o que pôde para fugir da responsabilidade, chegando a mudar de cidade sem deixar endereço.
Na foto, Tiago Abravanel ,neto de Silvio Santos, com a protagonista Nanda Costa
A partir do nascimento do filho a vida da protagonista mudou radicalmente: as tardes no shopping e as batidas do funk foram substituídas por fraldas e mamadeiras. E os sonhos de sair da periferia para conquistar o sucesso numa carreira artística, deram lugar à urgência de pagar as contas do fim de cada mês. O que não mudou foi seu temperamento forte, atrevido, a garra e a certeza de que um dia chegaria lá, ainda que não fosse muito claro, para ela, onde era esse “lá”.
Nos primeiros capítulos de “Salve Jorge”, Morena está muito segura de si: acredita que aprendeu a lição da adolescência e que já não será capaz de cair em nenhum engodo. O que a move agora é a firme disposição de investir em si própria e conquistar uma vida melhor para a família. Mora no morro do Alemão, numa ruela pobre e de difícil acesso. Dona Lucimar anda cheia de problemas de saúde e já não tem a disposição de antes para tanta faxina. Morena vê as dificuldades que a mãe enfrenta, e tem medo de que estar caminhando para o mesmo futuro.
Já no primeiro capítulo terá um difícil e desagradável reencontro com Beto que acaba na delegacia. Morena volta para casa possessa e quando atravessa a procissão da festa de São Jorge cruza o caminho de Théo (Rodrigo Lombardi), o devoto oficial da cavalaria que está a caminho da igreja onde cumpre a promessa de tocar a alvorada do santo Guerreiro.
Théo vem de uma família de classe média, mora bem e cresceu num lar ajustado e feliz. Sua mãe, Dona Áurea (Suzana Faini), é daquelas mães apaixonadas, que estão sempre a exaltar as qualidades e os feitos dos filhos, e que de tão dedicadas a eles, não deixam espaço para uma vida própria.
O rapaz é um atleta: tem se destacado no hipismo, participado de concursos nacionais e internacionais, conquistado medalhas. Por causa dessa paixão pelos cavalos e pelas competições, ainda está solteiro, e vem mantendo namoros descompromissados que estão sempre em segundo plano: seu tempo e seus sonhos ele investiu na carreira. Quando Morena entra em sua vida ele estava começando a namorar Érica (Flávia Alessandra), veterinária do regimento. Uma jovem, bonita, boa gente, apaixonada por Théo, mas aquele tipo de mulher que quando ama desliga todos os censores e segue em frente, cega, ignorando os sinais.
Théo conta com a simpatia e a admiração de seu superior, o Coronel Garcia (Oscar Magrine), tem um amigo leal e confidente, o Bastos (Sidney Sampaio), namorado da capitã Márcia (Fernanda Paes Leme), moça de temperamento forte e explosivo. Mas nem só de amigos vivem os campeões. Théo tem um rival de peso, Élcio (Murilo Rosa), que também se dedica às competições sem a vocação nem brilhantismo. Inconformado por sempre ser a segunda opção, quando se trata de representar a equipe em alguma competição importante, e pelo fato de que tenha sido destinado a Théo o melhor e mais belo cavalo do regimento, o invejoso e ressentido Élcio estará sempre disposto a promover intrigas e armações contra ele, contando com a ajuda do tenente Drago (Leonardo Carvalho).
A fé de Théo tem raízes fortes: atribui-se a São Jorge a sua sobrevivência quando, ainda bebê, enfeitado com a fitinha do santo guerreiro que o pai acabara de trazer da igreja, sobreviveu bravamente a mais de um dia soterrado, num desabamento de encosta provocado por chuvas de verão. Diante de tamanho milagre, os pais elegeram São Jorge para padrinho do filho. No batismo, o representante do santo foi Ismael (Jonas Mello), morador dos arredores que pressentiu a presença da criança e chamou os bombeiros que a retiraram dos escombros. O padrinho Ismael, casado com dona Cacilda (Rosi Campos), melhor amiga de Áurea, compartilha com Théo a paixão pelos cavalos e está sempre treinando no regimento. É um homem inteligente e sensível, que procura transmitir ao afilhado a sua experiência de vida. São pais adotivos de Rita (Chris Vianna), a melhor amiga e confidente da veterinária Érica.
Théo é um rapaz alegre, honesto e leal. Nesses quesitos é bem semelhante à Morena. Mas os temperamentos são bem diferentes, e quase sempre conflitantes. Ele é organizado, ponderado, gosta da hierarquia, do planejamento, de viver dentro de normas bem definidas. Morena o considera rígido demais. Ela prefere o improviso, o inusitado, gosta de acreditar nos “acasos “que podem mudar uma vida.
O começo desse romance não será nada sereno, a começar pela implicância mútua que disfarça a atração e o encantamento que um sentiu pelo outro. Morena, de pé atrás com o amor, reluta em se deixar dominar de novo por um sentimento que, pressentia, se anunciava forte. Para complicar, Théo está no início do namoro com Érica, o que agrada muito sua família. Mas o rapaz é do tipo que faz questão de agir sempre de maneira muito correta, e não admite a deslealdade em circunstância nenhuma. Entretanto, os dois desistem de brigar com o coração, e vivem uma paixão intensa.
É nessa hora, quando tudo parece caminhar para um final feliz na vida de Morena, que a insidiosa Lívia (Cláudia Raia) cruza seu caminho, promovendo uma nova e radical transformação em seu destino.
Matéria publicada em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário