6 de novembro de 2012

"ELEIÇOES AMERICANAS:Obama ,vence em Ohio

Barack Obama liga para um voluntário da campanha do escritório de Chicago.
Barack Obama liga para um voluntário da campanha do escritório de Chicago. Foto: AFP PHOTO/Jewel Samad
 
WASHINGTON - Nunca um republicano chegou à Presidência sem vencer em Ohio. Por isso, a pesquisa de boca de urna da rede CNN representa uma má notícia para Mitt Romney quando as urnas começam a ser apuradas no país. De acordo com a sondagem, Obama deve obter 51% dos votos no estado, enquanto Romney ficaria com 48%.
Os dois primeiros colégios eleitorais a fecharem as portas, Indiana e Kentucky, às 18h (horário local), já indicam uma vitória parcial para o republicano Mitt Romney. O candidato tem 62% dos votos contra 36% para o presidente americano em ambos os estados, de tendência republicana. Já Obama vai vencendo no liberal New Hampshire com 65,1% a 32,6% e na Flórida, com 54,7% contra 44,7%. Os dados são do “New York Times”. A projeção da rede CNN é de que Romney vença em Kentucky e Obama em Vermont.
- Tenho dois discursos preparados para esta noite - disse Obama a uma rádio local, em Denver.
A rede CNN também divulgou algumas informações sobre os eleitores que compareceram hoje às urnas na Flórida, um dos principais estados em disputa. De acordo com os dados, 67% dos eleitores são brancos, contra 16% de latinos, 13% são negros e 1% de asiáticos. Um em cada cinco eleitores admitiu ter esperado até o fim da campanha para escolher seu candidato.
Segundo pesquisas de boca de urna da rede CNN, os dois candidatos estão empatados na Virgínia, com 49% dos votos. Mais cedo, o respeitado blog “Political wire” divulgou números de boca de urna informal, realizada por analistas republicanos. Embora o blogueiro Teagan Goddard alerte que as pesquisas não têm valor estatístico e sejam uma mera curiosidade, elas trazem um alento para Obama, que teria uma vantagem de 4 pontos percentuais no decisivo estado de Ohio, enquanto Mitt Romney teria somente um ponto de vantagem na Flórida. Nenhum republicano chegou à Casa Branca sem vencer em Ohio

Nenhum comentário:

Postar um comentário