11 de março de 2013

Gugu Liberato afunda na audiência !

No último domingo, o apresentador de TV, novo "muso" do Instagram, rede social de fotos, entrou no ranking dos assuntos mais comentados no Twitter ao registrar, com o seu "Programa do Gugu", na Record, a audiência mais baixa de sua história aos domingos na TV.
Dono de um dos maiores salários da televisão brasileira --algo em torno de R$ 3 milhões mensais-- o homem que já liderou a audiência dominical e foi apontado como sucessor de Silvio Santos amargou o quarto lugar em audiência, registrando apenas 4,6 pontos.
Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande SP.
A marca negativa rendeu a hashatg "#DaMaisIbopeQueOGugu", com tuiteiros citando programas estapafúrdios que teriam mais público do que o apresentador.
Editoria de arte/Folhapress
Gugu Liberato tem pior audiência de sua história e recorre a fotos no Instagram para se aproximar de jovens
Gugu Liberato tem pior audiência de sua história e recorre a fotos no Instagram para se aproximar de jovens
A Record tentou justificar dizendo que foi um domingo atípico, com grandes jogos de futebol na concorrência e uma premiação estelar da Globo, o troféu "Melhores do Ano", do Faustão.
Mas não há pancake que esconda a pior crise na carreira de Gugu Liberato desde 2003, quando seu programa no SBT exibiu uma reportagem que trazia entrevistas com falsos integrantes da facção criminosa PCC.
O apresentador que em 2001 ostentava uma audiência média de 22 pontos e vencia o Faustão, assiste de casa --onde recebe os dados do Ibope-- à sua perda de público ano a ano.
É fato que na última década todas as redes viram a audiência minguar aos domingos e novos concorrentes surgiram, mas a pulverização da audiência parece ter atingindo em cheio o apresentador.
Gugu, 53, migrou para a Record em 2009 com salário milionário, contrato até 2017 e uma equipe ganhando o triplo do que ganhava no SBT.
Com uma produção onerosa, hoje ele não só não causa mais estragos à Globo como enfrenta derrotas consecutivas para Eliana, no SBT. Atualmente, até o seu terceiro lugar está ameaçado.
"A meta é que ele volte a marcar dez pontos. Gugu vai conseguir", diz o vice-presidente comercial da Record, Walter Zagari.
"Não é o Faustão que passou a vencer o Gugu. É o Gugu que passou a perder do Faustão", diz o empresário Alberto Luchetti, que dirigiu o "Domingão do Faustão" na fase áurea da guerra audiência entre os dois apresentadores, final dos anos 1990. "Ele enfrenta hoje um grande desgaste de imagem, o que é uma pena. Gugu é um dos maiores comunicadores da TV."
Para completar, o apresentador é ainda prejudicado pela velho hábito das emissoras de esticar e alterar horários de programas e pular intervalos comerciais para potencializar a audiência.
Desde a sua estreia na Record, em 2009, o "Programa do Gugu" já foi ao ar no horário nobre, passou para a tarde, ganhou e perdeu minutos e foi exibido por horas seguidas sem anunciantes.
O apresentador diz não acreditar que hoje enfrente uma guerra de audiência mais acirrada do que a de antes. Para ele, a TV paga e a web é que ajudaram a pulverizar o público nos últimos anos.
Isso explica também o seu recente interesse por redes sociais como o Instagram, onde amealhou mais de 72 mil seguidores. Sempre muito reservado, Gugu surpreendeu ao postar fotos sem camisa, malhando e desembaçando o espelho do banheiro.
"Sempre fui resistente às redes sociais, mas percebi que grandes artistas as estão utilizando e me rendi a essa nova realidade", explica ele. "Acabo me divertindo. Ser 'muso do Instagram' aos 53 anos é muito engraçado."

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